Aleluia - poema de Marcos Samuel Costa

 



Aleluia 



Ainda éramos muito crianças quando 
Théo manifestou na igreja 
a noite é uma boca que engole os sonhos
a igreja é um deserto que queima os pés
e sem sandálias certas somos capazes 
de morrer, mas qual número se calça?

Crianças não sabem escolher 
calçados
nem decidir qual espírito deve 
lhe acompanhar 
naquela noite o medo me acompanhou 
como o lençol que deito sobre mim 
ao dormir

Théo ia com a avó dele 
e eu com minha mãe para a igreja
foi estranho, éramos muito pequenos
eu tinha apenas 11 anos e acho que ele no máximo 
13 anos, 
o pastor colocou a mão na cabeça dele 
e num instante a revelação: 
“Quando a mãe desse menino estava grávida dele (pausa)
Alguém fez uma macumba para ela o perder (pausa) 
mas alguém com muita fé na família o salvou
com suas orações (pausa)
ele deveria ter nascido morto, irmãos, 
deveria ter nascido morto, 
posso ouvir um Glória a Deus? (pausa)
(todos gritavam glória a Deus, Aleluia), 
(continuou) só que a Pomba-gira passou a lhe acompanhar
ele é acompanhando por um espírito das trevas”
e gritava sem parar sem parar sem parar:
“Se manifesta Pomba-gira do mal
Se manifesta Pomba-gira do mal
Se manifesta Pomba-gira do mal”

Meu amigo começou a gritar
como se pedisse socorro
como se tivesse sendo machucado,
mas ninguém percebeu
que ele estava sendo machucado 
o pastor segurava pelos cabelos dele e puxava 
dizia que alguém incorporado 
não sentia dor
mas meu amigo sentia dor, 
eu poderia sentir sua dor

uma dor tão profunda quanto 
a maldade daquelas pessoas
tão profunda quanto os abismos 
que lhes habitam o peito

meu amigo gritava com medo
mas ninguém reconhecia
a sua voz, 
nunca mais ninguém reconheceria 
daquele dia em diante tudo que ele passou a falar
diziam ser a voz das trevas 
a voz da Pomba-gira
até hoje quando vou me deitar 
posso sentir os pés do pastor chutando meu amigo
dizendo que alguém incorporado 
não sente dor, 
mas se até hoje eu ainda a sinto...

Marcos Samuel Costa




Comentários

  1. Por isso que sempre digo que para ser pastor ou qualquer tipo de líder religioso, há que se cobrar humanidade, estudo, independentemente da verdade no poema.
    Mas fica clara a denúncia de um ato criminoso por parte de certos pastores.
    Viva a poesia!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, muito linda e verdadeira poesia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas